Amauri Queiroz

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dicas para Viver em Singapura

Do Blog da Scarlet de Singapura

Cingapura é primeiro-mundo. Você vai notar isso logo nos primeiros minutos que chegar aqui. As ruas são limpas, muitas áreas arborizadas, não tem menino de rua, 'não tem' pobreza. Cingapura é um oásis no meio da miséria do Sudeste Asiático.
Muita gente pensa que Cingapura é uma cidade da China. Não é. É na verdade uma Ilha. Fica embaixo da Malásia. Onde é a Malásia? Embaixo da Tailândia. Onde é a Tailândia? Na Ásia. Onde é a Ásia? é aquele lado do mapa que quase nunca olhamos exceto quando procuramos Austrália, China ou Japão. Pronto. Achou?
Existe cerca de 400 Brasileiros em Cingapura, a grande maioria da Petrobrás ou fazendo MBA no INSEAD (talvez a melhor instituição de MBA do mundo). A primeira dica que dou é cadastrar-se na embaixada Brasileira aqui, lá você entra numa lista de email que circula sempre com dicas e atividades da comunidade Brasileira em Cingapura.
Como estrangeiro, o melhor lugar para morar é em condomínios (os chamados 'Condos'). Apesar do sistema público de habitação aqui ser excelente, os HDBs, a maioria dos estrangeiros prefere optar morar nos condomínios. Por várias razões: as principais delas são, contato com outros estrangeiros (aqui somos referidos como 'Ang Mo' pelos chineses), os ‘condos’ tem em geral piscina e academia, e uma razão interessante: dar um tempo dos chineses e cingapureanos.
Existem dois tipos de vistos de trabalho aqui: Employment Pass (EP) e o S-Pass. Se você ganha a partir de 2.500 dólares mensais você tem direito ao EP. A maioria dos empregadores vai tentar te dar o S-Pass, se você puder não aceite, peça um para ter um EP. Basicamente a diferença é que com o S-Pass, o seu marido ou esposa sendo dependente não pode trabalhar. Com o EP, o seu dependente pode. Se te derem um S-Pass, tente depois de um tempo fazer um upgrade para EP. Se você vem por uma empresa multinacional que tem escritório aqui, então obrigatoriamente seu visto será EP, sem problemas.
Vá a qualquer shopping center e procure uma loja da StarHub ou M1 (as operadoras daqui). Basta apresentar o passaporte e você em poucos minutos já tem celular. Em casa, como expliquei antes, você vai assinar tv a cabo. Fazendo isso você ganhará uma linha de telefone que faz ligação gratuita. Isso mesmo. Não precisa se preocupar com conta telefônica, exceto se ligar para o exterior, aí é cobrado. As maravilhas do VoIP.
Uma família típica em Cingapura é: casal com 1 filho, estudando em colégio público e morando em HDB. Essa família fatura por mês 3800 dólares. 1000 dólares a esposa, 2800 dólares o marido. Com esse valor é possível viver bem o mês, pagar o colégio do menino e ainda sobrar quase 1000 dólares para diversão etc. Obviamente isso muda de família para família, mas a média é essa. Tem gente que tem uma Mercedes, Bentley ou BMW e mora em HDB. Bem comum isso. Outra coisa, não associar o HDB com o Brasileiro BNH. Um HDB simples aqui é BEM melhor que muito apartamento no Brasil. Inclusive particular.
A Ásia está em expansão, em várias áreas e precisam de gente qualificada para suportar esse crescimento, principalmente nas áreas de comércio exterior, bancária e software. Você vindo morar aqui é provável que vá ganhar bem. Diria até que a sua estadia em Cingapura vai ser a época em que você vai juntar um bom pé de meia. Uma vez quando fui à praia deixei meu laptop no banquinho e saímos para comprar comida, depois de pegar fila e voltar o laptop ainda estava lá. Não precisa preocupar-se com segurança em Cingapura, aqui vivemos numa bolha de proteção.
Táxis, Onibus e Metrô (chamado aqui de MRT). São ótimos, eficientes, baratos e confortáveis. Pouca gente aqui tem carro, mas lembre-se que existem 50 mil milionários aqui e como aqui é pequeno sempre tem congestionamento. Por isso inclusive eu mesmo prefiro MRT à outro transporte. Você não precisará de carro, a não ser que realmente queira.
O modelo de curriculum na Ásia é BEM diferente do que estamos acostumados no Ocidente. Lembrem-se, aqui são outros valores, apreciam outros atributos, e às vezes soam até um pouco racistas...mas tudo é cultural (??). Eis as dicas de como preparar seu currículum :
(As dicas a seguir são para empresas Asiáticas, se você pensa em trabalhar numa Microsoft Ásia, ou no Google em Shanghai, então as regras são diferentes; Obviamente essas são empresas Ocidentais com escritórios aqui, então as regras são da matriz).
Enquanto que um bom CV no Ocidente é aquele que resume tudo em 1 ou 2 páginas, por aqui um bom currículum deve ter entre 7 e 10 páginas. Devem constar logo de início seus dados pessoais. Eles são: Nome completo, telefone, endereço, email; e mais uns items que são interessantes para nós: sexo, idade, estado civil, raça e foto. Falo isso porque aqui são bastante conservadores, então é clara a preferência para Homem, jovem, solteiro, caucasiano e com boa aparência, literalmente. Isso soa extremamente discriminatório para nós que viemos e crescemos numa sociedade de 'valores iguais para todos', bom aqui o jogo é deles então temos que jogar pelas regras deles. Em muitos países, por exemplo, você poderia entrar com um processo contra a empresa por anunciar ou exigir isso num curriculum. Você não ser contratado por ser mulher, ou por ser negro, ou por ser mais velho é bem estranho. Aliás, inclusive é permitido a empresas anunciar coisas do tipo: Não contratamos Indianos. Que tal isso para discriminação? Pois bem, acontece. Inclusive em anúncios de aluguel de casa, colocam 'Indian non-elegible' (Indiano não serão considerados).
Após isso, inclua seu histórico escolar E universitário. Parece que não, mas isso é extremamente considerado por eles. Principalmente a faculdade que você cursou. Um ponto a menos para nós Brasileiros - poucas faculdades são reconhecidas pela região aqui, talvez USP, UFRJ e as PUCs. Fora isso, internacionalmente pela região aqui, a UFRS e UECE são tidas no mesmo nível. Inclua no seu CV todos os trabalhos, os projetos em cada trabalho e sua participação neles. No final do CV, fale sobre pontos fortes seus, ambições e sonhos para daqui a 1 ano. DICA: Não fale muito do seu espírito inovador ou de ter idéias revolucionárias. Aqui são bem conservadores, quanto menos 'capitão' e mais 'soldado' você for, melhor. Venda a idéia que você é um bom empregado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário