Amauri Queiroz

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Nosso Lar





Se a população da Terra fosse reduzida a uma pequena aldeia de exatamente 100 habitantes, mantendo as proporções existentes atualmente, seria algo assim:

Haveria: 57 asiáticos, 21 europeus, 8 africanos, 4 americanos, 52 mulheres, 48 homens, 70 não seriam brancos, 70 não cristãos, 79 heterossexuais, 21 homossexuais, 6 pessoas possuiriam 59% de toda riqueza e 6 (sim, 6 de 6) seriam norte americanos, Das 100 pessoas,
80 viveriam em condições sub-humanas, 70 não saberiam ler, 50 sofreriam de desnutrição, 1 pessoa estaria a ponto de morrer, 1 bebê estaria prestes a nascer e sim, somente 1 (sim, só 1) teria educação universitária. Nesta aldeia, haveria apenas 1 pessoa possuiria um computador.

Ao analisar nosso mundo desta perspectiva tão reduzida, se faz mais presente a necessidade de aceitação do próximo, entendimento e reflexão

Agora pense...Se você se levantou nesta manhã com mais saúde que doenças, então você tem mais sorte do que milhões de pessoas que não sobreviveram nesta semana.

Se você nunca experimentou os perigos da guerra, a solidão de estar preso, a agonia de ser torturado, ou a aflição da fome, Então, você está melhor que 500 milhões de pessoas.

Se você pode ir à sua igreja sem medo de ser humilhado, preso, torturado ou morto, então você é mais afortunado que 3 bilhões de pessoas no mundo.

Se você tem comida na geladeira, roupa no armário, um teto sobre sua cabeça e um lugar onde dormir, você é mais rico que 75% da população mundial.

Se você guarda dinheiro no banco, na carteira, e tem algumas moedas em um cofrinho...já está entre os 8% mais ricos deste mundo. Agradeça: pois tem melhor sorte que mais de 2 bilhões de pessoas neste mundo, que não sabem sequer ler.

Procure refletir e pensar em como nos impuseram um mundo que não existe. Preste atenção nas propagandas e veja se nelas encontra uma correta representação do grande mosaico humano universal.

Pense em como somos injustos com nosso destino ao blasfemarmos contra nossos, na maioria das vezes, pequenos infortunios.

Devemos nos alegrar e agradecer à Deus todos os días por nos alegrarmos com a luz da manhã e com o brilho das estrelas.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Final do Leblon - Rio de Janeiro



Samba do Leblon

(Amauri Queiroz)


Beijo o sol
Que sai da tua pele
No luar do Leblon
Baixo, baixo, bem baixo, baixinho
Procuro Seu Tom

Meu amor, meu tesão, minha vida
Meu sonho é você
Que arrasa com a minha utopia
Meu sonho é você

Chega pisa e dança nos cacos
Do meu coração
Derramando volúpia e paixão
Nesse samba-canção

Meu amor, meu tesão, minha vida
Meu sonho é você
Que arrasa com a minha utopia
Meu sonho é você

Vou te amar...vou te amar...vou te amar...
Lá no Baixo Leblon
Te beijar...te beijar...te beijar
No final do Leblon

Meu amor, meu tesão, minha vida
Meu sonho é você
Que arrasa com a minha utopia
Meu sonho é você

O Mestre


EU ANDEI NA CASA SANTA

Eu andei na casa santa
Trouxe muitas coisas boas
Tudo vive neste mundo
Parece umas coisa(s) à toa

Pedi licença ao divino
Para estas palavra(s) eu narrar
Perante aos meus irmãos
Para todos escutar

Depois que todos escutarem
É que vão reconhecer
Tudo vive neste mundo
Muito longe do poder

Para estar junto ao poder
Da Virgem da Conceição

É ter fé e ter amor
E dar valor aos seus irmãos.
JARDINEIRO

Minha mãe minha rainha
Foi ela que me entregou
Para mim ser jardineiro
No jardim de belas flores

No jardim de belas flores
Tem tudo que procurar
Tem primor e tem beleza
Tem tudo que Deus me dá
Todo mundo recebe
As flores que vêm de lá
Mas ninguém presta atenção
Ninguém sabe aproveitar

Para zelar este jardim
Precisa muita atenção
Que as flores são muito fina(s)
E não podem cair no chão

O jardim de belas flores
Precisa sempre aguar
Com as prece(s) e os carinhos
Ao nosso pai universal
.

Marthin Luther King - I have a dream...


Mundo Desigual

Arraial do Cabo - Pôr do Sol



Deus em sua infinita sabedoria, vez em quando nos traz à realidade. Mostra-nos que nada se equiparaà Sua obra. Nem Michelangello, Van Gogh, Da Vinci ou outro qualquer, conseguirá retratar a magnificência do esplendor da criação Divina. Acredito que um dos locais que ele escolheu - talvez para descansar - após a criaçãodo mundo foi Arraial do Cabo. Paraíso na terra, o local é perfeito para os que necessitam de paz espiritual e repouso físico. Arraial é um colírio para os olhos e um bálsamo para a alma. Obrigado, Senhor. 

Arraial do Cabo - Praia do Pontal - RJ



A Praia do Pontal é um dos poucos lugares do Brasil em que vc se sente abençoado por Deus. Parece uma pintura pendurada na natureza, de tão linda e perfeita que é. No Pontal conjuga-se o amor revelado entre o verde da vegetação, o azul do céu, o branco alvíssimo da areia e o verde esmeralda do mar. Desta dionísica conjugação natural só nos cabe contemplar e refletir sobre nossa diminuta participação no mosaico celestial.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Saúde Mental... Quem é Saudável?


Em algum espaço entre a infância e a vida adulta vive um grupo de seres humanos verdadeiramente especiais. Viajam entre o sonho e a realidade, entre as brumas e a claridade, entre o riso e o pranto mudo. A complexidade da mente humana e seus recônditos abissais não nos permitem compreender e viver aquela dimensão onírica. Quem são????
A sociedade os chama de “usuários de saúde mental” ou “portadores de sofrimento mental”... então me pergunto: quem não é???? Será que nossas dores e lamentos são dores especiais... dores não humanas??? Por que não portamos nossos sofrimentos e eles sim???
Congonhenses, mineiros, brasileiros, humanos do planeta terra. Nasceram, estudaram, trabalharam, amaram e ajudaram a construir esta nação. Hoje, escolhidos pela roleta da vida, flutuam no insondável, buscando um nexo para a falta de nexo de uma existência adormecida.
O que mais dói talvez não seja a limitação da vida plena em todos os aspectos. Talvez o que mais os firam, seja repulsa e mais ainda, a dor mais profunda, que é a da indiferença da sociedade. A proposta de torná-los invisível é constante e contundente. É como um golpe duro em nossas consciências... a busca por invisibilizar irmãos e irmãs que anseiam por amor e carinho, que amam e se emocionam como nós, que admiram o belo e possuem belos sorrisos.
Fazer o quê? O que fazer? E agora José???? Vai ficar aí parado, contemplando a injustiça e a hipocrisia social!!!! Venha!!! Vamos marchar!!! Vamos carregar a bandeira em prol daqueles que momentaneamente precisam do nosso ombro amigo, da nossa palavra de carinho e do nosso afeto.
Ao fazer isso, você estará se tornando um usuário de saúde mental, pois, só o afeto, o compromisso com os que mais precisam, o amor e a solidariedade podem gerar tamanho uso de saúde mental.
Então, uns com os outros, poderemos construir uma sociedade justa e igualitária, onde todos nós, seres planetários e universais, independente de classe social, credo, origem, raça e etnia, possam viver irmanados, de maneira fraterna, buscando a harmonia e o amor, que são a essência de Deus.